Cabelos oleosos, pra que te quero?  A oleosidade torna os fios pesados, sem vida e geram uma necessidade que, dependendo dos cosméticos e do método utilizados, podem agravar ainda mais o problema: lavar os cabelos todos os dias. Sabia que alguns produtos e também a forma como você lava seu cabelo gera o “efeito rebote”? Ou seja, quanto mais você lava, mais oleosidade seu couro cabeludo produz. Além disso, evitar a lavagem diária contribui para uma questão ainda mais importante do que a oleosidade dos fios: a economia de água. Não faz sentido? Faz, e muito!

O tal do “efeito rebote” acontece porque esses produtos dilatam as cutículas dos fios e retiram o manto hidrolipídico natural do couro, uma fina camada de hidratação natural do corpo, presente não só no couro cabeludo, mas também na pele. E se o manto é natural, assim que o corpo percebe a falta desta camada, trabalha ainda mais para produzir oleosidade. O aspecto ensebado também pode ser agravado por alguns hábitos ruins, como o excesso de atrito (passar as mãos nos cabelos a todo momento, ou o uso contínuo de bonés e chapéus), assim como a utilização excessiva de shampoos antirresíduos, aplicação incorreta de condicionadores na raiz e claro, a grande vilã dos cabelos oleosos: a água quente, que tem o mesmo princípio de cosméticos agressivos e retira a proteção natural do couro cabeludo, causando o efeito rebote e assim sucessivamente.

Consultamos duas especialistas no assunto, as profissionais Paula Teixeira e Kessia Santana, para nos dar dicas de como evitar a oleosidade excessiva dos fios e também maneiras de, se este for o seu tipo de cabelo, conviver melhor com ele (e ainda dar um banho de estilo por aí):

Opte por produtos menos agressivos aos fios e ao couro cabeludo, como o Shampoo Refrescante da Utopia ou os produtos da linha So Pure, da Keune, que não contém sulfato em sua composição, que é um tipo de detergente que, como dissemos acima, não apenas limpa os fios, mas também retiram a oleosidade natural do couro, gerando o “efeito rebote”. A Utopia, por exemplo, utiliza outros agentes para uma limpeza mais suave, menos agressiva e danosa para os cabelos, não apenas a curto, mas especialmente a longo prazo;

Não esfregue, massageie! Essa dica é simples, porém extremamente efetiva. Ao esfregar você também está retirando a camada natural de hidratação dos seus cabelos, fazendo com que o corpo produza novamente sua oleosidade natural – e em quantidades ainda maiores. seja gentil com seu couro cabeludo e aproveite para fazer uma auto-massagem capilar durante o banho. Mas não se esqueça: na hora de ensaboar o corpo ou os cabelos, chuveiro fechado! (O simples ato de fechar a torneira enquanto ensaboa pode gerar uma economia de até 80% de água no seu banho. Segundo a Sabesp, 46% do gasto de água de uma casa vem do banho. Assista ao vídeo do canal do Youtube Manual do Mundo e veja a comprovação destes dados!)

Use o shampoo apenas uma vez. Se você não é daqueles que só lava os cabelos uma vez por semana (e se for, deveria abandonar este hábito! logo voltaremos ao assunto aqui no blog), aplique o shampoo apenas uma vez, e claro, sem esfregar, apenas massagear. A lei do condicionador continua a mesma: apenas no comprimento e pontas, nada de contribuir ainda mais para a oleosidade da raiz.

Aposte no queridinho dos cosméticos e super eficiente shampoo seco. O produto oferece uma limpeza superficial e aparente, mas é o melhor amigo de quem escolheu não lavar os fios todos os dias, ou que a oleosidade se torna muito aparente ao longo do dia. A maravilhosa Ju Romano, do blog Entre Topetes e Vinis, ensina neste vídeo como utilizar o Shampoo Seco da melhor maneira, e ainda garantir dois outros resultados incríveis – dar volume à raiz e ganhar aquele aspecto bagunçado aos fios:

 

– Não lavou os cabelos e está sem seu shampoo seco por perto? Simples: se joga nos acessórios! As faixas, bandanas, tiaras e outros elementos, além de permitir que mantenha os cabelos presos e a oleosidade disfarçada, ainda te ajuda a dar aquela incrementada no visual para fazer a diferença – e a diferença vem do seu estilo, e não dos seus cabelos oleosos. Selecionamos algumas ideias bacanas de utilização destes acessórios para te inspirar. Mas se a dúvida sobre como usar ainda permanece, a Paula e a Kessia estão aqui no Bardot te esperando para iluminar suas ideias e também os seus cabelos! Confira:

Montagem-bandanas

Gostou das dicas? Mande também suas dúvidas aqui mesmo pelos comentários do blog, pelo nosso Facebook ou Instagram, ou ligue aqui no (011) 3031-5993!