Muitas pessoas tem apenas uma idéia parcial sobre os benefícios da massagem indiana. Quando eu atendo as pessoas, elas já vem com a noção básica de que poderão ter uma melhora em seus níveis de estresse  e provavelmente também sentirão menos dores musculares depois da massagem. Mas a Abhyanga oferece muito mais do que isso. Nos textos clássicos, são citados muitos benefícios, especialmente para quem recebe a massagem com uma certa periodicidade. Destes, destaco:

– Mais brilho, firmeza e tonificação da pele e musculatura;
– Lubrificação direta e consequentemente a suavização da pele, fáscias e articulações;
– Maior maleabilidade nos tecidos e nutrição muscular;
– Interiorização da atenção e relaxamento profundo;
– Incorporação gradativa do óleo ao corpo, tornando-o mais flexível e resilitente;
– Ação prolongada tranquilizante e sedativa do SNC;
– Aquecimento, melhora na capacidade circulatória;
– Diminuição de processos inflamatórios;
– Potencialização da digestão e  queima de toxinas.

Os textos clássicos ainda indicam que a técnica correta deve colocar maior pressão, fluxo e intensidade no sentido oposto ao de crescimento dos pelos do corpo. Assim, o óleo penetra até as raízes do pelo, nas fáscias, tecidos subcutâneos e eventualmente chega até as terminações nervosas. Quanto mais o processo for repetido, melhores são os resultados a longo prazo.

Além disso, de acordo com o tipo de óleos vegetais e essenciais utilizados,  é possível potencializar determinados resultados, como por exemplo propiciar uma melhor circulação, um efeito relaxante mais intenso ou ainda uma ação anti-inflamatória.

Existem alguns estados de saúde nos quais essa massagem é contra-indicada por ser capaz de exacerbar os problemas. Estes incluem febre, diarréia, gripes fortes, náusea ou vômitos, intoxicação, uso de antibióticos e quimioterápicos e para as mulheres também quando estiverem em seu período menstrual.

Tirando esses períodos, a massagem pode ser aproveitada por pessoas de todas as idades, sem restrições. Mas muito melhor do que falar sobre a massagem é experimentar na prática seus efeitos no próprio corpo…